O curso MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como um líder, atuando em uma nova realidade de mercado. Nele você irá adquirir
• Soft skills para liderança de pessoas e equipes;
• Conhecimento para gerenciar pessoas nos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas, e
Habilidades em gestão de negócios.
O MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas destina-se a profissionais graduados em campos do saber diversos, que atuem em qualquer área organizacional e que almejam adquirir ou aprofundar conhecimentos técnicos e competências comportamentais, assim como debater os desafios estratégicos da gestão de recursos humanos.
PRÉ-REQUISITOS DO CURSO
• Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
• Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.
Este é curso de Pós-Gradução MBA – Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.
Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a resolução RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.
Estratégia corporativa e de negócios
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Finanças para não financeiros
Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.
Relações de trabalho
Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.
Liderança de equipes de alto desempenho
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
Estratégias de marketing
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos
e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Mudança e cultura organizacional
Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.
Environmental, social e corporate governance
Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.
Economia comportamental e tomada de decisão
Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
Empreendedorismo e gestão da inovação
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estrutura e processos organizacionais
Conceito de organização. A organização e os seus pilares. Estruturas organizacionais e relações hierárquicas. Desenho das estruturas organizacionais. Estratégia versus estrutura. Organizações e ambiente externo. Processos organizacionais. Mapeamento de processos. Transformações organizacionais. Estruturas organizacionais, processos e fator humano.
Negociação e administração de conflitos
Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
Ciclo de vida do empregado
Importância da função RH nas organizações. Líder como parceiro do RH. Conceito de EVP – percepção de valor do empregado e da marca empregadora. Experiência do empregado em todo o seu ciclo de vida na organização. Fatores que impactam o engajamento do colaborador em relação aos objetivos organizacionais.
Autoconhecimento e trajetória profissional
O mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.
Comunicação interpessoal e corporativa
Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.
Gestão estratégica de pessoas
Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profissionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho.
SELEÇÃO E MATRÍCULA
MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização. A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.
REQUISITOS
1 – Ficha de inscrição preenchida
2 – Curriculum Vitae
3 – Xerox do diploma de graduação (autenticado)
4 – Xerox autenticada da carteira de identidade
5 – Xerox autenticada do Histórico Acadêmico
6 – Xerox autenticada do CPF
7 – Foto 3 x 4 (recente)
8 – Taxa de inscrição
HORÁRIO DAS AULAS
As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10.
INVESTIMENTO
À vista R$ 33.306,00 ou em até 26x de R$ 1.281,00
Reajuste do IGPM após 12 meses
Empresas conveniadas e ex-alunos consultar valor especial
REGULAMENTO
Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos.
RESOLUÇÃO DO MEC
Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 – Seção I – p. 19.