Educação

		MBA	

FGV / MBA / Ceará / Fortaleza

MBA em Marketing e Mídias Digitais

Início da turma: 16 de maio de 2019

Objetivos

Contextualizar e analisar o papel estratégico do marketing nas empresas;

 Promover a troca continua de experiências profissionais;

 Discutir as possíveis estratégias de marketing, sob um olhar sistêmico;

 Apresentar o ferramental teórico contemporâneo do marketing e sua nova configuração em função das mídias digitais nas indústrias e nas organizações de diferentes segmentos e tamanhos.

A quem se destina

O MBA em Marketing e Mídias Digitais destina-se a graduados nos diversos campos do saber, há pelo menos três anos, que necessitem adquirir, aprofundar ou discutir a aplicabilidade do tema; nomeadamente, quem trabalha em agências ou nas áreas de marketing e comunicação de empresas atuantes em diversos setores e de diferentes portes.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação

Este é curso de Pós - Gradução MBA - Master in Business Administration de 432 horas aulas e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - MBA EM MARKETING".

No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.

Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.

Disciplinas

Consumo e Processo Decisório de Compra
Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra nos diferentes mercados (consumidor, organizacional e governamental). Tipos de compra e processo decisório de consumo. O comportamento do consumidor organizacional. Perfil do comportamento do consumidor brasileiro. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida de consumidores na internet.


Inteligência e Pesquisa de Marketing
Informação de marketing e o processo de pesquisa. Planejamento da organização, cronograma e orçamento da pesquisa de marketing. Planejamento de coleta de dados. Métodos qualitativos e qualitativos de tratamento de dados. Produção de relatório final de pesquisa


Gestão de Vendas
Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. Administração e controle de vendas. Visão estratégica da estrutura e das funções de vendas. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Medidas de desempenho na avaliação da carteira de clientes e da equipe de vendas.


Advocacy, Relações de Consumo e Propriedade Intelectual
Advocacy. Histórico das relações de consumo. Princípios e conceitos. Política nacional das relações de consumo. Direito básico. Responsabilidade civil. Prevenção e reparação de danos. Propriedade Intelectual.


Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias
O conceito, o processo, a evolução e as novas tendências na área de comunicação. A dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de comunicação de marketing, suas aplicações e limites. Crossmídia e transmídia. Planejamento de comunicação integrada de marketing. As relações entre segmentação, posicionamento, estratégia de campanha, de mídia e de criação. Revisão de briefing. Compra de mídia off-line e on-line (tradicional e programática). Métricas de mídia.


Planejamento Estratégico de Marketing
Conceitos, críticas e evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM). Componentes do PEM. Visão, valores, políticas e missão. Análise de cenários. Identificação de oportunidades. Matrizes. Arquitetura estratégica. Formulação de objetivos e metas. Estratégia competitiva de Porter. Posicionamento estratégico. Implementação do PEM. Avaliações financeiras. Feedback e controle.


Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos e Marcas
Níveis de produtos. Plano de lançamento de novos produtos. Carteira de Produtos. Estratégias de marcas.


Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços
Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes economicossociais. Elasticidade da demanda. Yield Management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.


Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing
Gestão da cadeia de suprimentos e adequação aos sistemas distributivos. Parâmetros que ordenam o canal de distribuição: tipos, funções, serviços, custos, rentabilidade e participantes. Trade Marketing. A integração do mundo físico e digital no varejo. Desafios da gestão e da operação omnichannel. Conexão do trade marketing com a proposta omnichannel. O Intelligence Fullfilment. Shopping Journey: análise e entrega de soluções.


Gestão de Serviços
Fundamentos do Marketing de Serviços. Gestão da qualidade em serviços. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoração da satisfação do cliente. Tangibilização dos serviços. Percepção dos clientes. Estratégia em Serviços. Composto ótimo.


Métricas de Marketing
Marketing como atividade estratégica e gerencial. Aplicação das diversas métricas de marketing como justificativa das ações que envolvem as opções de segmentação, posicionamento e do composto de marketing em si.


Marketing Audit
Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do módulo em situações que simulem ambientes reais do cotidiano em atividades de marketing. Decisões de estratégia, de marketing e sobre aspectos comerciais. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.


E-Commerce e Modelos de Negócios Digitais
A Internet e os negócios. Multiplicação das operações One Stop Shop e uso da precificação dinâmica em larga escala. O paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias para e-commerce. Tendências em e-commerce.


Marketing de Busca
Search Engine Marketing: anúncios e otimização de sites. Políticas essenciais dos mecanismos de busca. Planejamento de ações de links patrocinados. Ad sense. Blackhat SEO. Gestão de campanhas de links. Meta tags. Mercado e tendências em Marketing de Busca.


UX: User Experience e Plataformas Digitais
Experiência do usuário: usabilidade, acessibilidade, design e arquitetura da informação. Padrões web. Conveniência como valor competitivo. Implicações legais de acessibilidade. Testes e metodologias de avaliação. Como os usuários usam sites (Desktop e Mobile). Extração de inteligência com a experiência do usuário. Estudos de sites para desktop e mobile. Prototipação em papel e com ferramentas digitais. Wireframes: tipos e ferramentas. Jornada do usuário.


Mobile Marketing
Mobile Marketing como estratégia para fidelizar clientes. Dinâmica do mercado. Hipersegmentação de campanhas. Internet das Coisas. Tecnologias, ferramentas, Modelos de negócios e serviços. Campanhas, estratégias e métricas.


Mídias Sociais: Planejamento, Implementação e Monitoramento
Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.


Customer Experience Management
Estratégias para fidelizar clientes. CRM. Dinâmica do mercado. Hipersegmentação de campanhas. Modelagem da experiência do consumidor. Design thinking. Tecnologias, ferramentas, modelos de negócios e serviços. Campanhas, estratégias e métricas


Informações Adicionais

Informações Adicionais  

INÍCIO:

SELEÇÃO E MATRÍCULA:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae.
Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.



REQUISITOS:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

1 - Ficha de inscrição preenchida

2 - Curriculum Vitae;

3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado);

4 - Xerox autenticada da carteira de identidade;

5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico;

6 - Xerox autenticada do CPF;

7 - Foto 3 x 4 (recente);

8 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DE REALIZAÇÃO

As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00h e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10h.

REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. RESOLUÇÃO DO MEC

Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.



Diferenciais:

Biblioteca específica para os cursos;

 
Salas disponíveis para realização de trabalhos em grupo e estudos;

 
Acesso on-line para os alunos de todas as informações acadêmicas referentes ao seu curso;

 
Localização privilegiada (em frente ao Iguatemi);


Atendimento personalizado Coordenação Acadêmica funcionando todos os dias até as 21:00h e aos sábados;

 

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany