Educação

		
Notice (8): Undefined index: MBA [APP/View/DynamicPages/Education/details.ctp, line 38]

FGV / MBA / Paraiba / João Pessoa

MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance

Início da turma: 19 de março de 2020

Objetivos

Atualização e aprofundamento de conceitos da área de finanças, controladoria e governança corporativa, utilizando ferramentas que aumentem o índice de sucesso na tomada de decisão, levando em consideração o aspecto de sustentabilidade do negócio;

Conhecimento sobre ferramentas que possibilitem a transformação do plano estratégico em medidas operacionais que gerem valor para a empresa.

Objetivos Específicos:

Capacidade para planejar, executar e controlar as finanças de uma organização;

Conhecimento sobre os modernos princípios e técnicas de Finanças, Controladoria, Auditoria e Governança Corporativa.


A quem se destina

O curso MBA Executivo em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance é recomendado/indicado para profissionais de finanças que queiram maior desenvolvimento na área, profissionais de outras áreas que queiram desenvolver habilidade financeiras e profissionais da área de TI (que trabalhem com módulos financeiros ou contábeis e queiram oferecer melhores serviços aos seus clientes). 

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação

MBA/Pós-Graduação Especialização Este é curso de Pós - Gradução MBA - Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA, AUDITORIA E COMPLIANCE.

No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.

Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a resolução nº 01, de 08/06/07, do Conselho Nacional da Educação/MEC.

Disciplinas

CONTABILIDADE E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

A Contabilidade e Sistema de Informação Contábil. Estrutura das Demonstrações Contábeis. Método das Partidas Dobradas. Regime de Caixa e Regime Contábil de Competência. Análise Econômico-Financeira das Demonstrações Contábeis.



CONTABILIDADE DE ATIVOS RELEVANTES

Principais Conceitos Relativos às Demonstrações Contábeis. Contabilização de Instrumentos Financeiros Básicos, Estoques, Imobilizado, Propriedade para Investimentos, Ativos Biológicos e Intangíveis (Exceto Goodwill).



CONTABILIDADE DE RECEITAS, CONTINGÊNCIAS E GRUPOS EMPRESARIAIS

Investimento em Coligada e Controlada. Demonstrações Consolidadas. Provisões, Ativo e Passivo Contingente. Receita de Vendas e de Serviços.



GESTÃO DE CUSTOS

Contextualização da Contabilidade de Custos. Conceitos e Classificação de Custos. Comparação entre os Métodos de Custeio. Tomada de Decisão Baseada em Custeio Variável, Sistema de Custeio por Absorção e Sistema de Custeio Baseado em Atividades [ABC]. Formação de Preços Baseada em Custos.



AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes.



GESTÃO DE TRIBUTOS

Sistema Tributário Brasileiro. Normas Gerais da Legislação Tributária. Regimes de Tributação – Real, Presumido e Simples Nacional. Tributos e Contribuições sobre Faturamento e Lucro. Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, PIS e Confins.



GESTÃO ESTRATÉGICA

Evolução do Pensamento Estratégico. Administração Estratégica e Alinhamento. Referenciais Estratégicos. Análise do Ambiente Interno e Externo. Formulação da Estratégia Competitiva. Objetivos Estratégicos. Balanced Scorecard (BSC).



GOVERNANÇA CORPORATIVA

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; Teoria dos Stakeholders; Responsabilidade Social e Reparação Social; Sustentabilidade Corporativa e Ética nas Relações com Stakeholders; Dilemas Éticos no Processo Decisório; Governança Corporativa como Arquitetura de Gestão Responsável. Boas Práticas de Governança e a Geração de Valor.



COMPLIANCE

Controle Interno. Compliance. Lei Anticorrupção nº 12.846/13. Decreto 8.420/15. Mapas de Riscos e Programas de Integridade (portarias 909 e 910). Instruções Normativas 1 e 2 (CGU). Consumer Compliance. Aspectos controversos e desafios.



CONTROLADORIA

Indicadores e Sistemas de Controle Gerencial. Controle Gerencial. Impacto das Estruturas Empresariais no Controle. Aplicações Gerenciais dos Preços de Transferência. Relatórios de Desempenho Financeiro. Variação entre a Receita Real e a Orçada.



ORÇAMENTO E CONTROLE

Conceito e Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Venda, Produção, Despesas Operacionais por Centro de Responsabilidade, Investimento de Capital, Despesas e Receitas Financeiras. Consolidação do Orçamento com Elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle Orçamentário Cotejando o Real com o Orçado. Análise e Decisão.



ECONOMIA EMPRESARIAL

Teoria da Oferta e da Demanda. Mercados Competitivos e Não Competitivos. Mensuração da Atividade Econômica pela Ótica da Produção e dos Preços. Políticas Monetária e Fiscal e Estabilização da Economia.



MATEMÁTICA FINANCEIRA

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.



FINANÇAS CORPORATIVAS

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos da avaliação de empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.



ANÁLISE DE PROJETOS E INVESTIMENTOS

Aspectos da análise de projetos de investimento. Aplicabilidade e limitações dos métodos de análise da viabilidade de um projeto de investimento. Cálculo do risco sistêmico de um ativo. Aplicabilidade dos métodos de análise comparativa e de performance dos projetos de investimento.



GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO

Gestão de capital de giro. Estratégias de financiamento e de investimentos em capital de giro. Gestão de disponíveis. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques. Gestão de compras.



AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

Conceito de valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, fusões e aquisições.



GESTÃO E CONTROLE DOS RISCOS CORPORATIVOS

Gestão e Controle dos Riscos: conceitos, estruturas. Principais Medidas e Ações para o Gerenciamento e Controle. Requerimento de Capitais. Necessidade de uma Eficaz Gestão e Controle dos Riscos.



Informações Adicionais

SELEÇÃO E MATRÍCULA


MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização. A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.


REQUISITOS


1 - Ficha de inscrição preenchida


2 - Curriculum Vitae


3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)


4 - Xerox autenticada da carteira de identidade


5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico


6 - Xerox autenticada do CPF


7 - Foto 3 x 4 (recente)


8 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DAS AULAS


As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10.


REGULAMENTO


Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. 


RESOLUÇÃO DO MEC


Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany