Educação

		
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FGV / MBA / Ceará / Fortaleza

MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

Início da turma: 23 de abril de 2020

Objetivos

Contextualizar a gestão estratégica de pessoas nas organizações;

Discutir o papel da gestão de pessoas a partir de um olhar sistêmico;

Apresentar o ferramental teórico contemporâneo da gestão de pessoas, associando-o às novas

Configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas;

Desenvolver um amplo leque de soft skills, viabilizando o aperfeiçoamento dos participantes e a

Eficácia na liderança de pessoas e equipes;

Promover a troca contínua de experiências profissionais.


A quem se destina

O MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas destina-se a profissionais graduados há pelo menos três anos em campos do saber diversos, que atuem em qualquer área organizacional e que almejem adquirir ou aprofundar conhecimentos técnicos e competências comportamentais, assim como debater os desafios estratégicos da gestão de recursos humanos.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.


Certificação

MBA/Pós-Graduação Especialização Este é curso de Pós - Gradução MBA - Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas.

No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.

Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a resolução nº 01, de 08/06/07, do Conselho Nacional da Educação/MEC.

Disciplinas

ESTRATÉGIA CORPORATIVA E DE NEGÓCIOS

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise dos ambientes interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced Scorecard (BSC).



NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.



ATRAÇÃO, SELEÇÃO E RETENÇÃO DE PESSOAS

Processos de atração, seleção e retenção de pessoas. Estratégias de atração de pessoas. Métodos de seleção. Políticas de retenção. Proposta de valor para o empregado (EVP). Engajamento no trabalho.



AUTOCONHECIMENTO E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Transformações no mundo do trabalho. Gestão da carreira. Competências de carreira. Autoconhecimento. Empregabilidade e futuro do trabalho. Desafios contemporâneos na gestão da carreira.



COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal: técnicas de apresentação. A comunicação corporativa e os seus objetivos.



GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profissionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho



DESAFIOS DA GESTÃO DE EQUIPE

Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios da gestão de equipes e aplicá-lo à solução de um problema relacionado à gestão de recursos humanos; Praticar os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; Planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional; elaborar uma ação de gestão de RH envolvendo estratégia e inovação.



FINANÇAS PARA NÃO FINANCEIRO

O que são finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.



RELAÇÕES DE TRABALHO

Relações de trabalho nas organizações. Contrato de trabalho e contrato psicológico. Terceirização e outros tipos de contrato de trabalho. Relações sindicais. Aspectos legais da gestão da força de trabalho. Saúde ocupacional do trabalhador, assédio moral e assédio sexual.



LIDERANÇAS DE EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.



CLIENTE E MERCADO

Conceitos e definições básicas de marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de marketing. Mix de marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Tendências do marketing: marketing digital e neuromarketing.



DESAFIOS DO NEGÓCIO

Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito do negócio; observar o arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento às características e à atuação de um negócio específico; elaborar uma ação empreendedora, envolvendo estratégia e inovação.



MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Cultura organizacional, origem e impacto no resultado da empresa. Cultura, estratégia, modelo de gestão e estilo de liderança. Clima organizacional. Diagnóstico, gerenciamento e mudança da cultura organizacional. Cultura, fusão e aquisição.



RESPONSABILIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE

Responsabilidade social corporativa. Relatórios GRI. Responsabilidade social e diversidade da força de trabalho. Conceitos-chave ligados à diversidade: estereótipos, preconceito, discriminação e estigma. Vantagens da inclusão e da diversidade organizacional e políticas de diversidade.



ECONOMIA COMPORTAMENTAL E TOMADA DE DECISÃO

Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.



GESTÃO DA INOVAÇÃO

Inovação e conhecimento. Modelos para inovação. Gestão do conhecimento, sustentabilidade da organização e inovação. Aprendizagem contínua. Compartilhamento do conhecimento. Processo de gestão do conhecimento.



ESTRUTURA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

A Organização e as suas dimensões. Ambiente externo e pilares da estrutura organizacional. Desenhos organizacionais. Estruturas organizacionais, processos e fator humano. Estruturas organizacionais e relações hierárquicas. Desenho das estruturas organizacionais. Processos organizacionais.



DESAFIOS ORGANIZACIONAIS

Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios organizacionais à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito da organização; Observar o arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; Planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento às características e à atuação da organização; Resolver questões que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional do ponto de vista da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos



Informações Adicionais

SELEÇÃO E MATRÍCULA


MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização. A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.


REQUISITOS


1 - Ficha de inscrição preenchida


2 - Curriculum Vitae


3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)


4 - Xerox autenticada da carteira de identidade


5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico


6 - Xerox autenticada do CPF


7 - Foto 3 x 4 (recente)


8 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DAS AULAS


As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10.


REGULAMENTO


Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. 


RESOLUÇÃO DO MEC


Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.


Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany