Educação

		
Notice (8): Undefined index: MBA [APP/View/DynamicPages/Education/details.ctp, line 40]

FGV / MBA / Ceará / Fortaleza

MBA em Gestão de Saúde

Início da turma: 25 de August de 2022

Objetivos

O setor de saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA em Gestão: Serviços em Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de saúde, desenvolvendo as competências e as habilidades gerenciais indispensáveis nesse setor.

Você vai adquirir:

▪ visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;

▪ conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no próprio negócio;

▪ capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;

▪ autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;

▪ visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder e

▪ conhecimentos aprofundados sobre gestão de serviços em saúde.

A quem se destina

O MBA em Gestão: Serviços em Saúde é recomendado para:

▪ profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de saúde e

▪ empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar os seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial nesse setor.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação


Este é curso de Pós – Gradução MBA – Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV MBA em Gestão: Serviços em Saúde. No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.


Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.

Disciplinas

SISTEMAS DE SAÚDE NO BRASIL

Histórico. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.



PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva no Setor Saúde. Objetivos estratégicos;Balanced scorecard(BSC) em Organizações de Saúde.



GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Contexto e texto. Preparando a organização para as transformações organizacionais. Cultura organizacional e gestão de pessoas. Liderança: conceitos, estilos e principais desafios. Formação e desenvolvimento de equipes. Desenvolvimento de pessoas.



MARKETING EM SAÚDE

Conceitos e definições básicas de Marketing. Marketing para a tomada de decisões organizacionais em nível estratégico. Mix de marketing para serviços. Comportamento do cliente de serviços. Processo e jornada do cliente. Comunicação integrada e métricas de análise de satisfação do cliente.



TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO EM SAÚDE

Transformação digital. Tecnologia e informação em saúde. Segurança da informação e legislação. Inovação. Inovação em Saúde



NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Negociação: aspectos conceituais. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos; Negociação: aspectos processuais de execução em Organizações de Saúde. Planejamento de uma negociação envolvendo organizações de saúde.



CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS EM SAÚDE

Contabilidade. Balanço Patrimonial; Regimes de Contabilidade. Demonstração do Resultado. Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras.



GESTÃO DE PROJETOS EM SAÚDE

Conceito e metodologia para a elaboração de projetos. Natureza dos projetos em saúde. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Ciclo de vida de um projeto. Metodologias ágeis.



GESTÃO DE CUSTOS EM SAÚDE

Contextualização no ambiente de organizações e serviços de saúde. Classificação de gastos. Métodos usuais de custeio na área da saúde. Gerenciamento de custo, volume, lucro. Formação de preço com base no Mark-up.



ASPECTOS JURÍDICOS E COMPLIANCE EM SAÚDE

Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica. Judicialização da saúde.



FINANÇAS CORPORATIVAS EM SAÚDE

Papel e as funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado



GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE EM SAÚDE

Governança Corporativa na Saúde. Implementação da Governança Corporativa em Saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.



MERCADO E OPERADORAS EM SAÚDE

Saúde Suplementar. Evolução dos planos privados de saúde no Brasil. Características e objetivos básicos das operadoras de saúde. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Precificação e formas de remuneração.



SUPPLY CHAIN MANAGEMENT E LOGÍSTICA EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Conceitos de logística integrada e supply chain management. Aspectos da logística reversa. Previsão de demanda e gestão de estoques hospitalares. Qualificação de fornecedores, aquisição armazenagem, transporte e dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em Saúde.



QUALIDADE, SEGURANÇA E EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

Gestão da Qualidade e Qualidade em Saúde. Avaliação externa da qualidade. Melhoria da qualidade em saúde. Segurança do Paciente. Perspectiva do Paciente.



GESTÃO DE FACILITIES EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Gestão de Facilities nas organizações de Saúde. Infraestrutura física. Serviços de Apoio à Assistência. Gestão da Hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e Controle dos serviços de facilities.



GESTÃO DE SERVIÇOS EM SAÚDE

Serviços Assistenciais. Gestão do cuidado. Governança Clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.



PLANO DE NEGÓCIOS EM SAÚDE

Ideias e oportunidades. Estratégia competitiva e plano de Marketing. Viabilidade de negócios. Plano de Operações. Plano de Implementação.



Informações Adicionais


SELEÇÃO E MATRÍCULA


MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização. A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.




REQUISITOS


1 - Ficha de inscrição preenchida


2 - Curriculum Vitae


3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)


4 - Xerox autenticada da carteira de identidade e CPF


5 - Foto 3 x 4 (recente)


6 - Taxa de inscrição




HORÁRIO DAS AULAS


As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10.



INVESTIMENTO

À vista R$23.5000,00 OU 26 x DE R$1110,00

Fale conosco e descubra se há alguma condição especial para esta turma.



REGULAMENTO


Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. 




RESOLUÇÃO DO MEC


Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany