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FGV / MBA / Paraiba / João Pessoa

MBA em Gestão: Serviços em Saúde

Início da turma: 25 de abril de 2024

Objetivos

O setor de saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA em Gestão: Serviços em Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de saúde, desenvolvendo as competências e as habilidades gerenciais indispensáveis nesse setor.

Você vai adquirir:

▪ visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;

▪ conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no próprio negócio;

▪ capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;

▪ autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;

▪ visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder e

▪ conhecimentos aprofundados sobre gestão de serviços em saúde.

A quem se destina

O MBA em Gestão: Serviços em Saúde é recomendado para:

▪ profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de saúde e

▪ empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar os seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial nesse setor.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação


Este é curso de Pós – Gradução MBA – Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV MBA em Gestão: Serviços em Saúde. No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.


Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.

Disciplinas

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.



Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.



Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.



Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.



Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.



Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.



Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.



Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).



Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.



Gestão de facilities em organizações de saúde

Gestão de Facilities nas organizações de Saúde. Infraestrutura física. Serviços de Apoio à Assistência. Gestão da Hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e Controle dos serviços de Facilities.



Gestão de custos em saúde

Contextualização no ambiente de organizações e serviços de saúde. Classificação de gastos. Métodos usuais de custeio na área da saúde. Gerenciamento de custo, volume, lucro. Formação de preço com base no mark-up.



Gestão de serviços em saúde

Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.



Governança corporativa e sustentabilidade em saúde

Governança corporativa na saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.



Mercado e operadoras de saúde

Saúde suplementar. Evolução dos planos privados de saúde no Brasil. Características e objetivos básicos das operadoras de saúde. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Precificação e formas de remuneração.



Supply chain management e logística em organizações de saúde

Conceitos de logística integrada e supply chain management. Aspectos da logística reversa. Previsão de demanda e gestão de estoques hospitalares. Qualificação de fornecedores, aquisição armazenagem, transporte e dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.



Qualidade, segurança e experiência do paciente

Gestão da qualidade e qualidade em saúde. Avaliação externa da qualidade. Melhoria da qualidade em saúde. Segurança do paciente. Perspectiva do paciente.



Aspectos jurídicos e compliance em saúde

Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica. Judicialização da saúde.



Negociação e administração de conflitos em organizações de saúde

Negociação: aspectos conceituais. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução em organizações de saúde. Planejamento de uma negociação envolvendo organizações de saúde.



Informações Adicionais


SELEÇÃO E MATRÍCULA

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização. A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.




REQUISITOS

1 - Ficha de inscrição preenchida


2 - Curriculum Vitae


3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)


4 - Xerox autenticada da carteira de identidade e CPF


5 - Foto 3 x 4 (recente)


6 - Taxa de inscrição




HORÁRIO DAS AULAS

As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10.



INVESTIMENTO

Á vista R$24.800,00 ou 26x de R$1.200,00*

*Reajuste do IGPM após 12 meses



REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. 



RESOLUÇÃO DO MEC

Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany