Desenvolver nos participantes competências estratégicas, de serviços e decisórias para a gestão das atividades relacionadas à gestão de organizações de saúde, com visão voltada para a eficiência e a eficácia, com o emprego da tecnologia disponível, dentro de um ambiente de comprometimento social e ambiental.
O MBA em Gestão: Serviços em Saúde é recomendado para:
Profissionais de nível superior que trabalham ou desejam trabalhar na gestão de organizações de saúde e empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar os seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial nesse setor.
O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.
Este é curso de Pós-Gradução MBA – Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO. No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.
Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a resolução RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA E DE NEGÓCIOS
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Estratégias de segmentação e comportamento dos/as consumidores/as individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os/as clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
ECONOMIA DOS NEGÓCIOS
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
GESTÃO DE PROJETOS
Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida. Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DA INOVAÇÃO
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
FINANÇAS CORPORATIVAS
Visão geral de finanças para gestores/as. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
JOGO DE NEGÓCIOS
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
GESTÃO DE CUSTOS EM SAÚDE
Sistemas de custeamento como ferramenta de gestão em empresas na área da saúde. Empresa como sistema de atividades em uma cadeia de valores: gestão e classificação dos custos. Tipos de custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Formação do preço de venda (produtos e serviços) e aplicação de pricing. Métodos de custeio: Variável (Direto), por Absorção e ABC Costing (custeio baseados em atividades). Análise do custo, volume, lucro em empresas no segmento da saúde.
GESTÃO DE SERVIÇOS EM SAÚDE
Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.
ASPECTOS JURÍDICOS E COMPLIANCE EM SAÚDE
Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Compliance. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica e temas controversos em direito médico. Judicialização da saúde.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE EM SAÚDE
Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.
MERCADO E OPERADORAS DE SAÚDE
Mercado de Saúde Suplementar. Empresa operadora de planos de saúde e odontológicos. Operadora exclusivamente odontológica. Regulação da saúde suplementar. Operadoras e prestadores de serviços: tipos de contratação, custeio, reajuste de preços, sinistralidade e controle das despesas assistenciais. Gerenciamento da rede de prestadores. Verticalização. Modelos de remuneração de prestadores de serviços das operadoras.
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT E LOGÍSTICA EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Logística integrada e supply chain management. Indicadores de desempenho logístico (KPI). Estratégias das cadeias de suprimentos em saúde. Green supply chain em saúde. Strategic sourcing em saúde. Dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.
QUALIDADE, SEGURANÇA E EXPERIÊNCIA DO PACIENTE
Gestão da qualidade em saúde. Melhoria da qualidade em saúde. Avaliação da qualidade em saúde. Segurança do paciente. Experiência do paciente.
GESTÃO DE FACILITIES EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Gestão de facilities nas organizações de saúde. Infraestrutura física. Serviços de apoio à assistência. Gestão da hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e controle dos serviços de facilities.
SELEÇÃO E MATRÍCULA
MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização. A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.
REQUISITOS
1 – Ficha de inscrição preenchida
2 – Curriculum Vitae
3 – Xerox do diploma de graduação (autenticado)
4 – Xerox autenticada da carteira de identidade
5 – Xerox autenticada do Histórico Acadêmico
6 – Xerox autenticada do CPF
7 – Foto 3 x 4 (recente)
8 – Taxa de inscrição
HORÁRIO DAS AULAS
• Presencial – às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 22:50 e aos sábados das 08:00 às 12:20 e das 13:20 às 18:00 (1 vez por mês).
• Live – às quartas e quintas-feiras 18:30 às 22:50 (2 semanas por mês).
Obs.: As aulas são intercaladas, um mês presencial e outro live.
INVESTIMENTO
À vista R$ 31.200,00 ou em 26x de R$ 1200,00
Reajuste do IGPM após 12 meses
Empresas conveniadas e ex-alunos consultar valor especial
REGULAMENTO
Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos.
RESOLUÇÃO DO MEC
Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 – Seção I – p. 19.