Educação

		MBA	

FGV / MBA / Ceará / Fortaleza

MBA em Marketing- ULTIMAS VAGAS!!

Início da turma: 18 de janeiro de 2018

Objetivos

- Familiarizar os participantes com os conceitos e técnicas modernas do Marketing através da identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas de sucesso;

- Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados;

- Debater e apresentar estudos de casos assim como elaborar um Plano de Marketing de um produto ou serviço de uma empresa real;

- Promover a troca contínua de experiências de profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais notadamente a capacidade de trabalhar em equipe;

- Oferecer aos participantes conhecimentos que possam ser aplicados no seu dia-a-dia profissional e que contribuam para alavancar a sua carreira ou a desenvolver o seu próprio negócio;

A quem se destina

Este curso destina-se a profissionais graduados nas mais diversas áreas de atuação que necessitam adquirir ou aprofundar conhecimento das técnicas de Marketing para assumir posições de comando em suas empresas.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação

Este é curso de Pós - Gradução MBA - Master in Business Administration de 432 horas aulas e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - MBA EM MARKETING".

No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.

Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.

Disciplinas

Comportamento do Consumidor
Conteúdo Programático: O comportamento do consumidor. Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra e processo decisório de consumo. O comportamento do consumidor organizacional. Benefícios Esperados: Ao término do programa espera-se que os participantes compreendam melhor o consumidor em suas práticas e hábitos de consumo.


Pesquisa de Mercado
Conteúdo Programático: Aplicações da Pesquisa de Marketing. Sistema de Informação de Marketing – SIM. Planejando uma pesquisa. A pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa e outras classificações. Segmentação de mercado: Objetivos da segmentação. Benefícios e limitações da segmentação. Critérios de Segmentação. Benefícios Esperados: Ao término do módulo os alunos conhecerão a abrangência das principais técnicas e aplicações de pesquisa de mercado; que possam discernir sobre a escolha de Institutos de Pesquisa e que possam utilizar pesquisas como ferramenta no processo de decisão.


Planejamento Estratégico de Marketing
Conteúdo Programático: Alinhamento empresarial. Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM). Componentes do PEM. Visão, valores, políticas e missão. Análise de cenários. Identificando oportunidades. As matrizes. Análise das forças competitivas. Arquitetura estratégica. Formulação de objetivos e metas. Estratégia competitiva de Porter. A cadeia de valor. Posicionamento estratégico. Fazendo o PEM acontecer. Implementação do PEM. Avaliações financeiras. Feedback e controle. Formatação e apresentação do relatório do PEM. Benefícios Esperados: Após a realização deste módulo espera-se que os alunos saibam: Definir o fluxograma de formulação de um Plano Estratégico de Marketing; Que os participantes possam detectar mudanças no ambiente externo e avaliar sistematicamente a posição competitiva de sua empresa e responder rapidamente por meio de estratégias eficientes de marketing às oportunidades e riscos que o mercado apresenta; Que o Plano de Marketing é um conjunto de atividades complexas e integradas, responsável por decisões relacionadas a produto, preço, comunicação, distribuição e vendas de bens e serviços.


Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas
Conteúdo Programático: Conceitos fundamentais em produtos. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Análise do ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Gerenciamento do portfólio de produtos. A estratégia de marcas. Embalagem e rotulagem. Estratégia de posicionamento. O gerenciamento de produtos e marcas nas organizações. Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos compreendam que: A Gestão do Produto envolve uma interface em todas as áreas funcionais da organização e é particularmente importante para o marketing-mix; que a Gestão de Marcas desempenha um valor estratégico para a lealdade do cliente e lucratividade do negócio; os conceitos de difusão de inovações e de ciclo de vida dos produtos são valiosas ferramentas para a gerência de produtos; O posicionamento do produto é o único “nicho” que uma empresa ocupa no mercado; as principais etapas no lançamento e desenvolvimento de novos produtos.


Gestão de Serviços e Marketing Interno
Conteúdo Programático: Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre serviços e produtos. Gestão da qualidade em serviços. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoração da satisfação do cliente. Tangibilização dos serviços. Desenvolvendo a percepção dos clientes. Marketing Interno. Condições para o Empowerment. Estratégia em Serviços. Em busca do composto ótimo. Benefícios Esperados: Remeter para o participante ao atual “estado da arte” na prestação de serviços; Criar quadro de referência que auxilie a identificar razões de insatisfação dos clientes e novas soluções para seus problemas; Idealizar formas de eliminar razões de insatisfação dos clientes com os serviços prestados por uma empresa; Analisar adaptações e/ou mudanças internas necessárias à satisfação dos clientes.


Formação e Administração de Preços
Conteúdo Programático: O ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Influência do macro ambiente. Análise da concorrência. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. A Importância dos custos na formação do preço. Principais classificações dos custos e despesas. Margem de contribuição. Sistemas de custeio. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços. Políticas de preços para novos produtos. Preço de serviços. Benefícios Esperados: Ao término do curso os participantes estarão aptos a: formular estratégias de preços considerando as diferentes fases do ciclo de vida do produto; estabelecer preços considerando a demanda; Benchmarking entre os participantes da indústria; Planilha de custos; verificar a conseqüência de cada ação de preços no resultado da empresa.


Finanças para Executivos de Marketing
Conteúdo Programático: O que é finanças. A relação entre finanças e marketing. Relação entre objetivos corporativos e marketing. Matemática Financeira: Juros Simples e Juros Compostos – Valor Presente e Valor Futuro de um fluxo de caixa; Instrumentos financeiros para tomada de decisão em marketing. Princípios de finanças para análise de projetos e decisões de marketing. Fundamentos de um orçamento de marketing. Benefícios Esperados: Ao término dessa disciplina, espera-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos de finanças aplicados ao Marketing e entendam que toda decisão de marketing é também uma decisão financeira. O aluno necessitará utilizar calculadora durante o curso, desde a primeira aula. A única exigência é que a calculadora permita operações de exponenciação, Não há obrigatoriedade de uma calculadora financeira, embora a posse de uma possa vir a facilitar o trabalho do aluno, desde que o mesmo conheça a utilização da mesma; o que pode ser obtido através da simples leitura do manual. A escolha da marca da calculadora é de única e exclusiva preferência do aluno. É importante para o bom andamento do curso que o aluno chegue à primeira aula sabendo utilizar a calculadora que escolheu.


Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing
Conteúdo Programático: Importância da Logística na moderna economia. Suprimentos. Armazenagem. Modalidades de transporte. Logística de resposta de serviços (LRS). Supply Chain Management (SCM). Tecnologia da informação na Logística. Canais de distribuição. Características e funções. Estratégias de canais de distribuição. Trade Marketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas. A importância de Trade Marketing para as organizações. Benefícios Esperados: Espera-se que os participantes compreendam que os intermediários são usados no canal de distribuição devido à sua eficiência e às funções especializadas que desempenham; Os atacadistas desempenham funções importantes no canal, as quais nem os fabricantes nem os varejistas podem desempenhar de forma particularmente adequada; Logística é um sistema de atividades que afeta as utilidades de tempo e lugar proporcionadas por um canal de distribuição.


Gestão de Vendas
Conteúdo Programático: Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo da venda. Relacionamento baseado em valor Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial. Fatores críticos de sucesso. Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos estejam aptos a desenvolver as principais ações táticas de vendas, a partir de uma perfeita adequação das mesmas aos objetivos e estratégias mercadológicas da companhia; que compreendam todas as etapas pertinentes à administração de vendas.


Negociação Comercial
Conteúdo Programático: Planejando a negociação.Estágios de uma negociação.Modos de influenciar. Modelos de persuasão. Como e porque se preparar. Como e porque ganhar tempo. Como lidar com cada tipo de negociador. Escutar, sondar e questionar: uma maneira de diminuir conflitos. Diferentes maneiras de contornar um problema. A importância de perceber e usar a linguagem corporal. Fechando a negociação e métodos de diminuição de dissonância cognitiva. Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos saibam identificar os passos de negociação necessários ao estabelecimento de um relacionamento duradouro; que possam implementar, ou “aprofundar”, na empresa em que trabalham, uma cultura de administração deste relacionamento junto a seus clientes.


E-Commerce
Conteúdo Programático: A Internet e os negócios. Surgimento da Internet comercial. A Internet e a estratégia das empresas. Operações, tecnologia e segurança. Tecnologia de comércio eletrônico. Entendendo o público alvo – o consumidor on-line. Marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento competitivo no ambiente da Internet. Impacto da Internet nos programas de marketing. Administração do esforço de marketing on-line. Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, os participantes estarão aptos a desenvolver estratégias de comercialização de produtos e serviços via internet.


Comunicação Integrada de Marketing na Era Digital
Conteúdo Programático: Conceito e processo de Comunicação; evolução e novas tendências na área de comunicação (da mídia de massa à mídia individualizada e participativa, a “Aldeia Global”, a web e a interatividade, o jornalismo participativo, do conceito de públicos ao de stakeholders, o Branding Sensorial); a dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de Comunicação empresarial com suas aplicações e limites (propaganda, promoções, merchandising, relações públicas, marketing direto, endocomunicação, assessoria de imprensa, mídia alternativa e marketing viral); a ética na comunicação; Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing. Benefícios Esperados: Ao término da disciplina espera-se que os alunos conheçam a evolução e as novas tendências no uso das ferramentas que compõem a Comunicação Integrada de Marketing no mundo globalizado.


Gestão da Lealdade dos Clientes
Conteúdo Programático: 1. Infra-Estrutura Organizacional: Cultura organizacional orientada ao Cliente (paradigma transacional x paradigma relacional), Integração e Aderência das Áreas Organizacionais à Nova Cultura (Finanças, RH, Operações e Marketing), Gestão do Pessoal Interno – ERM (Employee Relationship Management), Mapeamento e Posicionamento do Portfólio de Clientes (Segmentação) 2. Infra-Estrutura ferramental: Desenho do Processo de Negócio (Business Process Design), Ferramentas de Inserção e Consulta de Dados do Cliente (CRM), Database Marketing (DBM), Integração dos Diversos Canais de Relacionamento (Pontos de Contato do Cliente com a Organização), conhecimento de ferramentas básicas de Tecnologia da Informação aplicadas à estratégia 3. Projetos/Programas de Gestão da Lealdade do Cliente: A) Ações por meio da Internet – loja virtual, e-mail marketing, B) Ações por meio da Mala Direta C) Ações por meio de Programas de Relacionamento (Lealdade) D) Ações utilizando Cross Selling, Up Selling, Recompra. 4. Investimento, Controle e Mensuração: Levantamento das Necessidades de Investimento para Implementação de Campanhas, KPI’s de Controle e Avaliação da Performance, Apuração do Retorno do Investimento e Eficácia das Campanhas.


Gestão de Varejo e Franquias
Conteúdo Programático: Marketing de Varejo: Conceitos, Panorama e Tendências do Varejo. Classificação e formatos. Principais oportunidades de vantagem competitiva no varejo. Composto de Varejo. Gerenciamento de Categorias. Localização Comercial. Franchising: Conceitos do Franchising. Principais aspectos jurídicos e de gestão. Passo a passo para a formatação de uma nova rede de franquias.


Liderança e Formação de Equipes de Alto Desempenho
Conteúdo Programático: Liderança versus gerência. Características dos líderes. Estilos de liderança. Poder e conflito nas organizações. Motivação e empowerment. Estágios de evolução de equipes. Planejamento organizacional. Montagem da equipe. Desenvolvimento da equipe de alto desempenho. Times de trabalho auto-dirigidos. Benefícios Esperados: Ao término da disciplina espera-se que o participante esteja melhor preparado para


Gestão de Mídias Sociais
Conteúdo Programático: Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Era da Informação. Laços sociais e o impacto nas redes online. Principais serviços: Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Foursquare etc Blogs. Foruns. Mercado de Compras Coletivas. Estratégias de Redes Sociais. Planejamento de ações e campanhas. Redes Sociais corporativas. Impactos da mobilidade. Gestão do Relacionamento com o e-Consumidor / CRM Virtual. Comunidades Virtuais. Redes Sociais para comunicação interna.


Marketing Internacional
Conteúdo Programático: Demandas do mercado global. Estratégias de internacionalização: multinacionais, globais, internacionais e transnacionais; Diferenciais competitivos do executivo transnacional. Interfaces entre os “Business Managers”,”Country Managers”, “Functional Managers” e “Corporate Managers”. Marketing Mix aplicado aos negócios internacionais: decisão de produto global, customizado ou local; decisão de preço de entrada e manutenção nos mercados globais; decisão de comunicação global ou local; decisão de canais de distribuição internacionais. Cases de internacionalização de empresas brasileiras.


Jogos de Negócios
Conteúdo Programático: Os jogos de negócios consistem na simulação de um ambiente empresarial competitivo, desenvolvido a partir de um software de última geração, para processamento do Jogo (coordenação) e apoio à decisão (participantes).


Implementação e Apresentação dos Planos de Marketing
Conteúdo Programático: Apresentação preliminar dos Planos Estratégicos de Marketing, pelos alunos ao Professor da disciplina Planejamento Estratégico de Marketing, que fará uma análise técnica e crítica do desenvolvimento do trabalho, para que possam concluí-lo corretamente e posteriormente realizar a apresentação do mesmo.


Informações Adicionais

Informações Adicionais  

INÍCIO: 21/09/2017

SELEÇÃO E MATRÍCULA:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae.
Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.



REQUISITOS:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

1 - Ficha de inscrição preenchida

2 - Curriculum Vitae;

3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado);

4 - Xerox autenticada da carteira de identidade;

5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico;

6 - Xerox autenticada do CPF;

7 - Foto 3 x 4 (recente);

8 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DE REALIZAÇÃO

As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00h e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10h.

REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. RESOLUÇÃO DO MEC

Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.



Diferenciais:

Livros desenvolvidos pelos próprios professores da FGV e fornecidos aos alunos antecipadamente a cada módulo;

 
Biblioteca específica para os cursos;

 
Salas disponíveis para realização de trabalhos em grupo e estudos;

 
Acesso on-line para os alunos de todas as informações acadêmicas referentes ao seu curso;

 
Localização privilegiada (em frente ao Iguatemi);


Atendimento personalizado Coordenação Acadêmica funcionando todos os dias até as 21:00h e aos sábados;

 

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany
  • FGVOnline