Educação

		MBA	

FGV / MBA / Ceará / Fortaleza

MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management

Início da turma: 07 de junho de 2018

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS

· Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.

· Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

· Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios.

· Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar de um projeto de carreira.

A quem se destina

· Profissionais que tenham concluído a graduação e com, no mínimo, cinco anos de experiência na área.

· Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.

· Profissionais que aspirem cargos executivos em suas empresas, que demandem além de experiência profissional, conhecimentos na área de Logística.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação

Este curso é de Pós - Gradução MBA - Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT no verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.


Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a resolução nº 01, de 08/06/07, do Conselho Nacional da Educação/MEC.

Disciplinas

Aspectos Tributários da Logística
Princípios e normas gerais de tributação. Principais tributos e taxas (federais, estaduais e municipais) nas atividades empresariais. Incidência de tributos na cadeia produtiva e seus efeitos na operação logística. Regimes especiais de tributação. Incentivos fiscais.


Custos Logísticos
Fundamentos da contabilidade de custos. Custos nos processos logísticos. Custos fixos e variáveis. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Custo total e a prática das trocas compensatórias (trade-off). Custeio por atividade (Activity Based Costing). Aplicação de controles e avaliação de resultados.


Gestão da Produção
Gestão da Produção sob a ótica da Cadeia de Suprimento(Supply Chain). Indicadores-chave de Desempenhos (KPI’s) aplicáveis ao Planejamento e Controle da Produção (PCP). Plano de Operações Agregado (S&OP). Cálculos de planejamento de: materiais (MPS/MRP/DRP), capacidade (CRP) e de materiais e capacidade (MRP-II). Previsão de demandas.


Gestão de Projetos Logísticos
Metodologia geral para a elaboração de projetos. Natureza dos projetos logísticos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Definição de objetivos, escopo e estratégia para execução de projetos. Técnicas de planejamento, controle e avaliação de projetos logísticos. Alocação de equipe de projeto. Tratamento econômico-financeiro dos projetos logísticos.


Gestão de Serviços
Gestão da cadeia de serviços nas operações logísticas das organizações em geral. Contratação de gestores e operadores logísticos, e prestadores de serviço. Uso de cooperativas de trabalho na cadeia de serviços. Equilíbrio custo /benefício. Indicadores de desempenho nos serviços.


Logística Internacional
Global sourcing e logística internacional. Estruturação de operações logísticas em projetos de exportação. Blocos comerciais e seus impactos na logística internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Incoterms. Contratação de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional.


Negociação Aplicada a Gestão da Cadeia de Suprimento
Negociação como instrumento para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colaborativas na gestão da cadeia de supriimento (supply chain management). Principais tipos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. O uso da informação, do tempo e do poder para maximização de resultados. Negociações multilaterais. Aspectos culturais nas negociações.


PROCUREMENT E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Alternativas para o suprimento de insumos e serviços necessários às organizações. Procurement tradicional e na versão eletrônica. Global Sourcing. Marketing reverso como ferramenta de procurement. Comakership. Formalização dos contratos de compra. Indicadores de desempenho. Ações colaborativas na cadeia de suprimento e parcerias com fornecedores. Desenvolvimento de fornecedores de insumos e de serviços.


Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos
Softwares ERP, tipo banco de dados transacionais, na gestão da cadeia de suprimento. Interface entre sistemas de e-business, ERP e CRM. Soluções colaborativas tipo extendend enterprise, de arquitetura flexível, interoperável e com aplicações pré-integradas. Infraestrutura, disponibilidade e segurança para a implantação de negócios eletrônicos.


Transporte e Distribuição
Modalidades de transportes e sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e prazo. Transportadores e operadores logísticos. Roteirização e controle de frotas. Emprego de sistemas WMS. Papel dos Centros de Distribuição. Recebimento, armazenagem, abastecimento, atendimento de pedidos, embalagem e expedição em CDs. Indicadores de desempenho aplicáveis a transporte e distribuição.


Análise de Investimentos e Riscos
Gestão financeira das empresas no ambiente da gestão da cadeia de suprimento. Retorno de investimentos. Avaliação dos impactos, probabilidades e da importância dos fatores de risco. Quantificação dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos.


Fundamentos da Logística e Cadeia de Suprimentos
Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimentos. Gestão da cadeia de suprimentos e suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos. Tecnologias aplicadas à gestão da cadeia de suprimentos. Principais funções logísticas.


Metodologia Científica
Princípios teórico-conceituais da metodologia científica. Métodos de pesquisa aplicada. Elementos estruturantes de projetos e trabalhos de conclusão de curso. Suporte à elaboração, formatação e edição de anteprojetos, projetos e trabalhos de conclusão de curso.


Logística do Varejo
Conceitos de varejo e atacado. Marketing do varejo. Canais de Distribuição. Localização de pontos de vendas e de distribuição. Operadores logísticos na distribuição. Utilização dos serviços de empresas courier. A logística reversa no varejo. Planejamento e organização de Centros de Distribuição - CD. Emprego dos recursos de TI – Tecnologia da Informação nos CD. A colaboração entre fornecedores e varejistas por meio de instrumentos como ECR (Efficient Consumer Response), CPFR (Collaborative Planning, Forecasting & Replenishment) e outros.


Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos
Pessoas como diferencial competitivo na Logística. Cultura organizacional, motivação, liderança, trabalho em equipe. Tendências contemporâneas nos processos e modelos de gestão de pessoas.


Planejamento Estratégico na Logística
Planejamento/Gerenciamento Estratégico: conceitos, processos e escolas. Desenvolvimento de visão estratégica. Estratégias competitivas genéricas. Análise da concorrência. Papel estratégico de operações logísticas. Prioridades competitivas na gestão dos aspectos logísticos.


Diagnóstico Situacional em Logística
Avaliação geral do ambiente logística da organização em análise. Identificação dos gargalos logísticos nos procedimentos praticados nas diversas áreas logísticas da organização. Análise dos dados levantados. Relatório com recomendações para redução ou eliminação das disfunções


Pesquisa e Desenvolvimento em Logística
Elaboração, análise e discussão de projetos de P&D no âmbito da cadeia de suprimentos para diferentes tipos de organização. Estado d’arte nos modelos de gestão da cadeia de suprimentos. Adequação das experiências internacionais às necessidades brasileiras.


Logística Reversa
Conceito, características e principais aplicações da Logística Reversa. Aspectos que envolvem a Logística Reversa: econômico, legal e ambiental. Estruturação da Logística Reversa sob a ótica da supply chain management.


Operações Portuárias
Painel sobre os principais portos do Brasil e do mundo. Organização portuária no Brasil. Portos públicos e portos privados. Portos e terminais portuários. Localização geográfica e econômica de um porto. Características físicas (Lay-Out), funcionais e operacionais de um porto. Operações portuárias: enquadramento legal, organização dos fatores produtivos, concessões do serviço público.


Informações Adicionais

Informações Adicionais  

INÍCIO:

SELEÇÃO E MATRÍCULA:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae.
Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.



REQUISITOS:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

1 - Ficha de inscrição preenchida

2 - Curriculum Vitae

3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)

4 - Xerox autenticada da carteira de identidade

5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico

6 - Xerox autenticada do CPF

7 - Foto 3 x 4 (recente)

8 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DE REALIZAÇÃO

Aulas ocorrem 01 vez por mês, na quinta e sexta de 18:30 as 23:00 e no sábado de 08:00 as 18:00

REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. RESOLUÇÃO DO MEC

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.



Diferenciais:

E-books desenvolvidos especialmente para os alunos FGV.

Localização privilegiada.

Salas disponíveis para realização de trabalhos em grupo e estudos;

Acesso on-line para os alunos de todas as informações acadêmicas referentes ao seu curso;

Atendimento personalizado Coordenação Acadêmica funcionando todos os dias até as 21:00h e aos sábados;

 

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany