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FGV / MBA ONLINE / Ceará / Fortaleza

MBA Online em Gestão Empresarial

Início da turma: 17 de março de 2018

Objetivos

Adotar visão estratégica, administrativa e gerencial nos negócios e no mercado, que lhe garanta vantagem competitiva;

Desenvolver a liderança empreendedora e flexível, de modo a proporcionar o enfrentamento das mudanças e incertezas do novo milênio;

Previsionar tendências que permitam otimizar a compreensão das transformações que desafiam o dia a dia das organizações;

A quem se destina

O MBA Executivo: Gestão Empresarial é direcionado a profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar como executivos na area de gestão empresarial em funções gereciais ou executivas, em organizações públicas ou privadas, ou empreendedores que pretendam abrir novos negócios.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação

Este curso é de Pós-Gradução MBA-Master in Business Administration e o participante ao concluí-lo receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO: GESTÃO EMPRESARIAL. No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.


Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a resolução n° 01 do Conselho Nacional da Educação/MEC.

Disciplinas

Gestão de Pessoas
Aprendizagem corporativa. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. O líder como empreendedori. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes.


Gestão Estratégica
Evolução do pensamento estratégico. Evolução da Gestão Estratégica. Administração estratégica. Referenciais estratégicos. Objetivos estratégicos. Análise do ambiente externo. Analise do ambiente interno. Formulação da estratégia competitiva. Balance Scorecard.


Negociação e Administração de Conflitos
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Aspectos relacionais. Aspectos substantivos. Aspectos processuais de execução.


Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Conceitos e características dos projetos. Alinhamento de projetos à estratégia da organização. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Areas de conhecimento de gerenciamento de projetos.


Economia Empresarial
Teoria da demanda e da oferta. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica: produção e preços. Políticas monetárias e fiscal e a estabilização da economia. Balanço de pagamentos.


Matemática Financeira
Relação fundamental e taxa de juros. Séries uniformes. Sistema de amortização e descontos. Introdução aos conceitos do VPL e TIR.


Contabilidade Financeira
Contabilidade e sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Elaboração das demonstrações contábeis e composição do patrimonio liquido. Análise econômico-financeira.


Marketing
Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência de tecnologia nas estratégias de marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.


Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
TI nas organizações: estratégia e conceitos. Tendências em tecnologia da informação. Planejamento e estratégia de TI. O impacto da tecnologia nos modelos de competitividade. Infraestrutura de TI. Aplicações nas organizações. Sistemas de Informação. Enterprise Resource Planning (ERP). Customer Relationship Management (CRM). Business Intelligence (BI). Governança de TI.


Ética e Sustentabilidade
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.


Finanças Corporativas
Visão geral de Finanças. Relação Risco versus Retorno. Indicadores básicos para a análise de viabilidade de investimentos. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos de avaliação de empresas.


Direito Empresarial para Gestores
Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: principios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação juridica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.


Gestão da Qualidade de Processos
Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade é produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle,procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.


Orçamento e Controle
Orçamento empresarial. Planejamento Orçamentário. Orçamento da Receita. Orçamento dos Gastos. Orçamento de Investimentos e Orçamento de Caixa. Controle Orçamentário.


Jogo de Negócios (Business Game)
Simulações da tomada de decisões gerenciais e estratégicas em um ambiente empresarial.


Metodologia Científica para TCC
Produção do conhecimento. Métodos e tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa.


Informações Adicionais

Informações Adicionais  

INÍCIO:

SELEÇÃO E MATRÍCULA:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

A seleção será realizada por análise da Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae.


REQUISITOS:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

1 - Ficha de inscrição preenchida

2 - Curriculum Vitae

3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)

4 - Xerox autenticada da carteira de identidade

5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico

6 - Xerox autenticada do CPF

7 - Foto 3 x 4 (recente)

8 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DE REALIZAÇÃO

O aluno administra o horário. A frequencia é mensurada com a entrega das atividades no prazo estipulado pelo tutor da disciplina.

REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. RESOLUÇÃO DO MEC

Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.



Diferenciais:

Flexibilidade quanto ao horário local de estudo, neutralizando as barreiras de tempo e espaço;

Protagonismo do aluno em seu processo de aprendizado, na organização de seu plano de estudo e na administração de seu próprio tempo, com autonomia para estudar quando e onde quiser;

Conteúdos focados em dados relevantes da realidade brasileira;

Acesso facilitado a fontes de conhecimento, representadas pelas escolas e unidades FGV;

Construção e compartilhamento de conhecimentos e experiências;

Network possibilitado pelo intenso envolvimento dos alunos, professores e tutores nos seminários presenciais, na sala virtual e nos jogos simulados;

Curso mais compacto, possibilitando a obtenção de titulação em menor tempo;

Mesma certificação do curso presencial, com experiência avançada em educação a distância;

Conteúdo em formato digital, que permite expansão e aprofundamento de acordo com o interesse do aluno;

Dominio de tecnologias emergentes, de modo a adequar as práticas profissionais ao ferramental delas provenientes;

 

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany