Educação

		MBA	

FGV / MBA / Rio Grande do Norte / Natal

MBA em Gerenciamento de Projetos

Início da turma: 09 de novembro de 2017

Objetivos

O MBA em Gerência de Projetos tem por objetivo desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos e riscos e implementando-os com sucesso.

A quem se destina

Profissionais, líderes, gerentes e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações. Profissionais, líderes, gerentes e executivos cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.  Profissionais, líderes e gerentes que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de projetos.  Possuidores de diploma de cursos de graduação

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação

Este é curso de Pós – Gradução MBA – Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO –MBA EM GERENCIA DE PROJETOS. No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a resolução n° 01 do Conselho Nacional da Educação/MEC

Disciplinas

Ética e Sustentabilidade
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.


Gerenciamento de Portifólio e PMO
Definições sobre gerência de Portfólio, ligações do portfólio com a estratégia da empresa, definições de métricas, identificação, alinhamento, avaliação, priorização, categorização e autorização de projetos e programas. Seleção e balanceamento de portfólio. Implantando gerência de portfólio através do escritório de projetos. Conceitos de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de PMO. Estratégias de implantação. Funções e papéis do escritório de projetos. Pontos críticos de sucesso


Liderança e Trabalho em Equipe
Liderança e equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Liderança situacional. Poder e conflito nas organizações. Motivação. Liderança compartilhada. Flexibilidade e adaptabilidade. Estágios de evolução de equipes. Times de trabalho autodirigidos.


Análise de Viabilidade em Projetos
Roteiro de Informações para Elaboração e Apresentação de Projetos de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira. Planejamento Financeiro – Fontes de Financiamento. Fundamentos para Elaboração dos Fluxos de caixa de Projetos. Técnicas de Análise de Projetos: TMA, Payback Simples, Payback Descontado, Valor Presente – VP, Valor Presente Líquido – VPL, Taxa Interna de retorno – TIR, Índice de Lucratividade – IL. Projetos Mutuamente Excludentes. Projetos Mutuamente Excludentes com Horizontes de Planejamento Diferentes. Projetos Independentes. Projetos Dependentes. Custo do Capital. Custo Médio Ponderado do Capital – CMPC.


Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.


Gerenciamento da Integração em Projetos
Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Gerenciar o trabalho do projeto. Controlar o trabalho do projeto. Executar o controle integrado de mudanças. Encerrar o projeto ou fases do projeto (objetivos). Ferramentas de integração. Gerenciamento do conhecimento do projeto.


Gerenciamento das Comunicações e Stakeholders do Projeto
Conceitos e importância da Comunicação em projetos. Os processos de gerenciamento. Das comunicações: Planejamento, execução e controle. Definição e importância da identificação das partes interessadas no projeto. Processo de mudança e aspectos comportamentais envolvidos. Identificação, classificação e análise dos stakeholders do projeto. Processos e técnicas de gerenciamento dos stakeholders.


Gerenciamento de Qualidade em Projetos
Gerenciamento da qualidade – abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK®. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade.


Gerenciamento de Aquisições em Projetos
O processo de gerenciamento de aquisições em projetos. O planejamento das aquisições no projeto. O instrumento contratual. A condução das aquisições. A administração (controle) e o encerramento das aquisições.


Gerenciamento de Cronograma em Projetos
Contexto e importância da administração do cronograma dentro do gerenciamento de projetos. Definição de atividades. Sequenciamento de Atividades. Estimativa e nivelamento de Recursos. Estimativa da duração das atividades. Confecção do cronogra


Gerenciamento de Custos em Projetos
Tipologia de custos em projetos. Custo direto e indireto, fixo e variável. Processos do gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK®: Planejar o gerenciamento dos custos, estimar custos, determinar o orçamento e controlar os custos. Composição dos custos unitários. Atualização de custos. Gerenciamento do valor agregado (GVA). Análise das variações de custos dos recursos para aplicação de ações corretivas.


Gerenciamento de Escopo em Projetos
Conceituação de gerenciamento do escopo do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK®. Modelos de documentos: Termo de Abertura, Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto e Dicionário, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.


Gerenciamento de Recursos em Projetos
Contextualização e integração do gerenciamento de recursos do projeto com as demais áreas de gerenciamento e a estratégia da organização. Papéis e responsabilidades no gerenciamento de projetos. Planejamento e gerenciamento dos recursos do projeto. Estimativa e mobilização dos recursos do projeto. Desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Controle dos recursos do projeto. Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK®.


Gerenciamento de Riscos em Projetos
Riscos – definição e histórico. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação dos riscos. Análise qualitativa e quantitativa dos riscos. Valor Esperado dos Riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Planejamento das Reservas. Controle dos riscos.


Gestão Estratégica
A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O Balanced Scorecard (BSC).


Cenários Econômicos e Tendências
A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.


Negociação e Administração de Conflitos
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.


Tendências em Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de programas. Metodologias ágeis. Projetos complexos. Design Thinking. Outras tendências em gerenciamento de projetos.


Informações Adicionais

Informações Adicionais  

INÍCIO:

SELEÇÃO E MATRÍCULA:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização
A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.

REQUISITOS:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização
1 – Ficha de inscrição preenchida 2 – Curriculum Vitae; 3 – Xerox do diploma de graduação (autenticado); 4 – Xerox autenticada da carteira de identidade; 5 – Xerox autenticada do Histórico Acadêmico; 6 – Xerox autenticada do CPF; 7 – Foto 3 x 4 (recente) e 8 - Taxa de inscrição

HORÁRIO DE REALIZAÇÃO

As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00h e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10h.

REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. RESOLUÇÃO DO MEC

Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.



Diferenciais:

Livros desenvolvidos pelos próprios professores da FGV e fornecidos aos alunos antecipadamente a cada módulo; Biblioteca específica para os cursos; Salas disponíveis para realização de trabalhos em grupo e estudos; Acesso on-line para os alunos de todas as informações acadêmicas referentes ao seu curso; Localização privilegiada Atendimento personalizado Coordenação Acadêmica funcionando todos os dias até as 21:00h e aos sábados;

 

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany
  • FGVOnline