Educação

		MBA	

FGV / MBA / Rio Grande do Norte / Natal

MBA em Gestão Empresarial

Início da turma: 10 de agosto de 2017

Objetivos

- Desenvolver visão estratégica.

- Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório.

- Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de administração.

- Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

A quem se destina

- Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.

- Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.

- Profissionais que aspirem cargos executivos em suas empresas e que demandem além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças e pessoas.

- Profissionais de diploma de cursos de graduação.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação

Este é curso de Pós-Gradução MBA - Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL.


No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.


Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007

Disciplinas

Economia Empresarial
Fundamentos da análise econômica: oferta, demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central. Balanço de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.


Gestão Contábil Financeira
Fundamentos da Contabilidade. Demonstrações Contábeis de acordo com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Participações Societárias e variações do Patrimônio Líquido. Situação financeira x situação econômica. Critérios de análise econômico-financeira: análise vertical, horizontal e indicadores de liquidez, endividamento, lucratividade e rentabilidade.


Gestão de Pessoas
Mudanças comportamentais. Gestão do autoconhecimento. Tipologia comportamentais e auto-conhecimento. Aprendizagem e comportamento organizacional. O líder como educador. Processos de comunicação. Comunicação interpessoal. Canais de comunicação formais e informais. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. Líder coach versus líder mentor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes.


Gestão da Qualidade de Processos
Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.


Gestão de Projetos
Fundamentos de gerenciamento de projetos. Evolução dos Conceitos. PMI – PMBOK. As certificações em gerenciamento de projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento. Elaboração de project charter; Criação de EAP - WBS (workbreakdownstructure). Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto; Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto. Plano de Ação. Indicadores de desempenho e o EarnedValue(valor agregado).


Gestão Estratégica
Conceituação de estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Analise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências. Pontos fortes e fracos. A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Balanced Scorecard (BSC).


Marketing
Conceitos e definições básicas de marketing. Introdução ao marketing estratégico. O marketing estratégico como recurso de competitividade de organizações no atual cenário econômico. Ambiente de marketing. Segmentação de mercado. O mix de marketing frente ao mercado. Produto. Preço. Distribuição. Comunicação e promoção. Criação de valor de mercado. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Planejamento de marketing e ferramentas de controle.


Negociação e Conflitos
Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação Interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de Negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas.


Inovação nas Organizações
Relação entre processos de inovação, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem. A gestão de transferência de conhecimento. A inovação como instrumento de criação de mercado. Ferramentas de inovação. Abordagem sistemática e a criação de novos conceitos: implementação de ideias; ferramentas de inovação no desenvolvimento de novos produtos. Comunidades de Prática: ações, atividades e modos de operações. O impacto das opções estratégicas, cultura.


Plano de Negócios
Desenvolvimento de um Projeto Integrado de Negócios (Plano de Negócios). O plano de negócios: o ramo e as atividades da empresa. O estudo de mercado. A análise estratégica. O plano de marketing. Projeção de Resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. O sumário executivo. O empresário empreendedor.


Finanças Corporativas
Visão geral de finanças. Risco e Retorno. Fluxo de caixa dos investimentos e Capital de giro. Critérios para análise de projetos. Avaliação de Empresas e Projetos .


Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
TI nas Organizações – Estratégia e Conceitos. Fazendo negócios na economia digital. Tendências em Tecnologia da Informação. Planejamento e estratégia de TI. Modelo de forças competitivas. O impacto da tecnologia no Modelo de Porter. Modelo da cadeia de valor. Infraestrutura de TI. A revolução da Internet - E-business e E-commerce; B2C; B2B; Outros modelos; Mobile e-commerce. Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), CustomerRelationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.


Matemática Financeira
Relação Fundamental e Taxas de Juros. Regime de Juros Simples. Regime de juros compostos. Séries uniformes de pagamentos. Sistemas de amortização. Métodos de análise de fluxos de caixa. Descontos.


Gestão Integrada de Custos e Orçamento
Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de Caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado e fluxo de caixa.


Direito do Consumidor
Código de Defesa do Consumidor. Conceitos e relação entre consumidor e fornecedor. Política nacional das relações de consumo. Prevenção e reparação de danos. Responsabilidade por vício do produto e serviço


Jogos de Negócios
Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial.


Gestão de Pessoas: Aspectos Funcionais
Abordagem gerencial dos principais subsistemas da Gestão de Pessoas: estratégias eficazes de recrutamento e seleção; Desenvolvimento de Pessoal (conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa; fontes para diagnóstico de necessidades; elaboração de estratégias e programa; avaliação de resultados). Gestão de desempenho e gestão de cargos e salários (Equilíbrio salarial interno e externo: instrumentos para aferir; remuneração variável; benefícios complementares). Gestão do Conhecimento: estratégias e instrumentos de aplicação. Gestão por competências.


Empreendedorismo
Perfil do empreendedor e suas motivações. Barreiras exógenas e endógenas ao empreendedorismo. Ambientes organizacionais favoráveis ao empreendedor. Identificação de novos negócios e sua estruturação. Mecanismos de viabilização de negócios. Atuação do Developer; fusões e aquisições de empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios. Considerações sobre o plano de negócio. Modelos de financiamento de um novo empreendimento. Principias fontes e agentes de recursos.


Informações Adicionais

Informações Adicionais  

INÍCIO:

SELEÇÃO E MATRÍCULA:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização
A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae.
Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.

REQUISITOS:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

1 - Ficha de inscrição preenchida

2 - Curriculum Vitae

3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)

4 - Xerox autenticada da carteira de identidade

5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico

6 - Xerox autenticada do CPF

7 - Foto 3 x 4 (recente)

8 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DE REALIZAÇÃO

As aulas acontecerão 01 vez por mês, nos horários: quinta-feira: 18:30 às 23:00 sexta-feira: 18:30 às 23:00 sábado: 08:00 às 12:00 / 13:30 às 18:10.

Nas turmas quinzenais as aulas acontecerão às segundas e terças-feiras de 15 em 15 dias.

REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. RESOLUÇÃO DO MEC

Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.



Diferenciais:

Livros desenvolvidos pelos próprios professores da FGV e fornecidos aos alunos antecipadamente a cada módulo;

Biblioteca específica para os cursos;

Salas disponíveis para realização de trabalhos em grupo e estudos;

Acesso on-line para os alunos de todas as informações acadêmicas referentes ao seu curso;

Localização privilegiada (em frente ao Iguatemi);

Atendimento personalizado Coordenação Acadêmica funcionando todos os dias até as 21:00h e aos sábados;

 

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany
  • FGVOnline