Educação

		MBA	

FGV / MBA / Ceará / Fortaleza

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Início da turma: 03 de maio de 2018

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS

1. Discutir a gestão de pessoas e talentos como fator crítico de sucesso para as organizações;

2. Desenvolver competências que adicionem valor ao desempenho de funções estratégicas de um gestor e líder;

3. Desenvolver a capacidade de negociar e administrar conflitos, alinhando as estratégias do negócio aos princípios da ética e da sustentabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Discutir as estratégias de adequação da organização no cenário contemporâneo;

2. Aprimorar habilidades pessoais e interpessoais que facilitem a liderança de pessoas e equipes de alto desempenho;

3. Desenvolver habilidades para preparar o líder para enfrentar o desafio de aumentar a sua eficiência e eficácia como gestor.

A quem se destina

- Profissionais (executivos e gerentes) da área de pessoas;

- Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem além de experiência profissional, sólidos conhecimentos na área de pessoas;

-Possuidores de diploma de cursos de graduação;

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação

Este é curso de Pós - Gradução MBA - Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - MBA EM GESTÃO DE PESSOAS.

No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.

Esse certificado é expedido pela FGV de acordo com a resolução nº 01, de 08/06/07, do Conselho Nacional da Educação/MEC.

Disciplinas

Gestão de Carreira
Conceituação de carreira. Tendências na gestão de carreira. Impactos das reestruturações organizacionais na gestão de carreira. Papéis da organização e do indivíduo no planejamento da carreira. Modelos de planejamento de carreira. Redução dos postos de trabalho e empregabilidade. Instrumentos de gestão da carreira. Barreiras à concretização de projetos de vida profissional. Planejamento financeiro pessoal.


Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento
Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Desafios do líder e do Especialista em RH.


Gestão de Mudança e Cultura Organizacional
Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança. Clima organizacional


Inovação e Gestão do Conhecimento
Inovação e conhecimento como diferencial estratégico. Modelos para inovação. Gestão do conhecimento como fator de sustentabilidade da organização e de inovação. Estratégias para aprendizagem contínua e compartilhamento do conhecimento. Processo de Gestão do Conhecimento.


Gestão Estratégica de Pessoas
Conceituação de estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Analise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências. Pontos fortes e fracos. A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Balanced Scorecard (BSC).


Ética e Sustentabilidade
Conceitos, princípios e fundamentos de Ética e Sustentabilidade. Ética, moral e valores. Ética e Poder nas organizações. Desafios éticos. Sustentabilidade como vantagem competitiva. Liderança, ética e sustentabilidade.


Construção de Equipes de Alto Desempenho
Trabalho em equipe. Equipes de alto desempenho. Gestão de equipes de alto desempenho. Estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.


Retenção de Talentos e Valorização Profissional
Retenção e desenvolvimento de talentos. Influência do contexto organizacional. Políticas e estratégias de valorização e retenção de talentos.


Coaching e Mentoring
Processo de Coaching. Processo de Mentoring. Impactos no desenvolvimento pessoal e profissional. Relação entre Coaching & Mentoring.


Negociação e Administração de Conflitos
Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas.


Gestão por Competencias
Gestão de competências como modelo de gestão estratégica. Implantação da gestão por competências. Aplicação da gestão de competências nos diferentes processos.


Estratégias das Relações Trabalhistas e Sindicais
Normas reguladoras do trabalho no Brasil e no mundo. Relações de trabalho, relações sociais e sindicalismo. Vinculação entre estratégias contratuais corporativas e relações de trabalho. Terceirização. Instrumentos jurídico-normativos brasileiros. Acordos e convenções coletivas de trabalho. Princípios para a contenção de passivos trabalhistas nas empresas. Acidente de trabalho e suas repercussões. Assédio moral no trabalho: qualificação, tipificação. Portadores de necessidades especiais e a CLT.


Indicadores Estratégicos para a Gestão de Pessoas
A importância das métricas e indicadores de desempenho. A lógica da construção de indicadores. Indicadores e fontes de informação. Tipos de indicadores (de gestão, de efeitos, de resultados, quantitativos, qualitativos, eficiência, eficácia e efetividade). Dimensões da avaliação. Indicadores-chaves de performance (KPI) para mensuração de objetivos estratégicos. O papel da área de RH na construção de indicadores-chaves de performance.


Comunicação Interpessoal e Corporativa
Comunicação interpessoal: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Comunicação e as redes sociais. Comunicação com os vários públicos organizacionais. Plano de comunicação corporativa. Marketing de Relacionamento como diferencial competitivo. Ações de Marketing de Relacionamento. A importância da tecnologia na comunicação: principais instrumentos.


Plano de Negócios
Desenvolvimento de um Projeto Integrado de Negócios (Plano de Negócios). O plano de negócios: o ramo e as atividades da empresa. O estudo de mercado. A análise estratégica. O plano de marketing. Projeção de Resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. O sumário executivo. O empresário empreendedor.


Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
Contextualização: tendências, visões e modelos. Responsabilidade Social e QVT. Inclusão da Qualidade de Vida no Trabalho nas estratégias empresariais. Implementação de Programas de QVT, Saúde e Segurança no trabalho. Indicadores de Mensuração sobre Qualidade de Vida no Trabalho.


Gestão de Desempenho
Conceito e modelos de gestão de desempenho. Ciclo da gestão de desempenho. Avaliação de desempenho.


Arquitetura de Sistemas de Remuneração
Da remuneração tradicional à estratégica. Sistema de remuneração. Sistemas de remuneração tradicional. Pesquisa salarial. Sistemas de remuneração estratégica. Estruturação de Planos de Participação nos Resultados.


Informações Adicionais

Informações Adicionais  

INÍCIO: 09/11/2017

SELEÇÃO E MATRÍCULA:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização
A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae.
Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.

REQUISITOS:

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização

1 - Ficha de inscrição preenchida

2 - Curriculum Vitae

3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)

4 - Xerox autenticada da carteira de identidade

5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico

6 - Xerox autenticada do CPF

7 - Foto 3 x 4 (recente)

8 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DE REALIZAÇÃO

As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00h e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10h.

REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. RESOLUÇÃO DO MEC

Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.



Diferenciais:

Livros desenvolvidos pelos próprios professores da FGV e fornecidos aos alunos antecipadamente a cada módulo;

Biblioteca específica para os cursos; Salas disponíveis para realização de trabalhos em grupo e estudos;

Acesso on-line para os alunos de todas as informações acadêmicas referentes ao seu curso;

Localização privilegiada (em frente ao Iguatemi);

Atendimento personalizado Coordenação Acadêmica funcionando todos os dias até as 21:00h e aos sábados;

 

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany
  • FGVOnline